Vou dar umas dicas de como é o trabalho de carteiro para os novos funcionários já terem uma idéia e trabalharem tendo uma visão de todo o sistema:
A - não se desespere na chegada ao local de trabalho e ver aquele monte de cartas, em dois meses você será tão rápido quanto qualquer um.
B - pergunte aos colegas, sempre alguém tem algo a acrescentar, como organizar as cartas, o que organizar primeiro, começar a entrega por onde?
Lembre-se: todos os carteiros são parceiros de trabalho e irão te ajudar na medida do possível, mas se esforce.
C - dividir o seu peso em vários depósitos auxiliares (da´s) para preservar sua coluna, use sempre protetor solar, óculos de sol, leve sua garrafinha de água congelada (no caminho vai derretendo).
D - organização: nem sempre irá fazer entrega no mesmo lugar, então, quando for pra um lugar diferente, anote tudo que puder sobre o distrito, quando tiver que voltar lá, já terá informações e seu serviço andará mais rápido do que chegar zerado.
E - geralmente 8h ou 9h é que chega a carga do dia nos CDD´s (Centro de Entrega Domiciliaria), os carteiros separam toda a correspondência por distrito, por exemplo se o carteiro angelo -1 faz a rua xey e o rafael-2 faz aeb, teremos os escaninhos, 1,2,3,4..., colocaremos as cartas do Angelo no 1 e as cartas do Rafael no 2 e as dos outros nos outros escaninhos;
F - depois de feita esta "triagem", cada carteiro irá passar com uma caixa fazendo o chamado "dominó" e retirar só as suas dos escaninhos dos colegas, feito isso o Angelo e o Rafael e todos os outros, irão organizar as suas cartas para entrega, da melhor maneira possível, organizando por endereço e número, e se faltar endereço ou outro dado importante, devolver ao remetente através de assinatura e carimbo e informando o motivo: mudança, endereço incompleto, falecimento, recusa, etc.
G – como seremos novos, será melhor se a cada pacote de cartas organizadas colocarmos numeração (pacote1, pacote 2...) para facilitar a visualização na rua.
H – Além das cartas comuns e impressos, os carteiros (todos) também levam os documentos registrados, que tem que colher assinatura e RG no local da entrega. Prestem muita atenção, pois se perder algum desses, além de responder um processo interno, terá que pagar do seu bolso, e ás vezes não sai nada barato, pode comprometer seu salário dependendo do que for perdido, ou entregue sem colher assinatura. (Cuidado com os malandros que ficam na calçada, em frente aos prédios e vem com aquela conversa: “deixa que eu entrego, é meu vizinho”, nem sempre).
I – Há um tipo de encomenda que recebe o carimbo “MP”, O que é? Significa que a correspondência só pode ser entregue em Mão Própria para o destinatário, só ele pode assinar o recebimento e seu RG, não importa se é a mãe, o pai o filho ou o espírito santo, mão própria é mão própia, esta aqui também pode dar muita confusão se entregar errado.
J- Terminadas as entregas o carteiro volta ao CDD, preenche no computador a hora que retornou, o que sobrou, carimba as devoluções, presta contas com todos os protocolos de entrega e lista de objetos e tchau, bom descanso ou boa aula e no dia seguinte tem mais.
DICA: Não se desespere, entenda que você será muito mais lento que os outros (ao menos no começo), entenda que tem algumas pessoas de mau humor na rua e ficam esperando o carteiro passar pra descarregar, não dê ouvidos a esse tipo de reclamação (a maioria das pessoas gosta e se torna amigo dos carteiros) use sempre o bom senso, seja educado, qualquer problema fale com o seu supervisor, ele poderá fazer uma visita ao local e conversar para solucionar o problema, ou mesmo cancelar as entregas se for algo que coloque a segurança e as entregas em risco.
“Trabalhe com bom humor, fuja de fofocas, continue estudando, não importa sua idade.”
Visite minha loja virtual clicando aqui.