29 de jul. de 2012

História dos Celulares


 
Em 1930, os clientes de telefonia nos Estados Unidos poderiam ser conectados por rádio a um passageiro em um transatlântico no Oceano Atlântico. O serviço era caro, custando $7,00 por minuto, equivalente a cerca de $ 92.50/minuto em 2012.

A primeira chamada telefônica celular foi feita em St.Louis, Missouri em 17 de junho de 1946 a partir de um conjunto de telefone instalado num automóvel.
Telefone móvel a rádio
MTA
Esta primeira chamada telefônica móvel foi o resultado final de mais de 10 anos de trabalho pela Bell Labs através dos cientistas Alton Dickieson, Mitchell D. e Romnes HI.

Em 1969, Penn Railroad Central equipou trens ao longo da 225 milhas na rota de Nova York - Washington com telefones públicos especiais que permitiram aos passageiros fazer chamadas telefônicas, enquanto o trem estava em movimento.
 

Rede 0G

Na Europa, vários serviços de rádio móvel foram desenvolvidos. A Alemanha Ocidental tinha uma rede chamada A Netz, lançando em 1952 o primeiro telefone público móvel comercial. Em 1972, este foi substituído por B Netz que ligava as chamadas automaticamente.
Em 1966 Noruega teve um sistema chamado Televerket que foi controlada manualmente.


Antes de 1973, a telefonia móvel foi limitada aos telefones instalados em carros e outros veículos. Motorola e Bell Labs correram para ser o primeiro a produzir um telefone móvel portátil.

Essa corrida terminou em 03 de abril de 1973, quando Martin Cooper , um pesquisador e executivo da Motorola, fez a primeira chamada telefônica móvel a partir de equipamentos de assinantes de mão, efetuando uma chamada para o Dr. Joel S. Engel da Bell Labs . O protótipo de mão usado pelo Dr. Cooper pesava 2,5 quilos e media 9 polegadas de comprimento, 5 cm de profundidade e 1,75 cm de largura. 
O protótipo oferecia um tempo de uso de 30 minutos e levava 10 horas para recarregar.

John F. Mitchell, chefe da Motorola de produtos de comunicação portáteis e chefe de Cooper em 1973, desempenhou um papel fundamental no avanço do desenvolvimento de equipamentos de telefonia móvel portátil. O sucesso de Mitchell  empurrou a Motorola para desenvolver produtos de comunicação sem fio que seria pequeno o suficiente para usar em qualquer lugar e participou do projeto do telefone celular.
 
1991
Redes 1G

O sistema primeiro celular com sistema analógico amplamente implantado na América do   Norte foi o Sistema de Telefonia Móvel Avançado (AMPS). Foi introduzido comercialmente nas Américas em 1978, Israel, em 1986, e na Austrália em 1987.

Redes 2G

Na década de 1990, a "segunda geração" ( 2G ) sistemas de telefonia móvel surgiu.
Evolução de aparelhos da Nokia, que anteriormente se chamava Mobira <a href= http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3266753-EI4796,00-Do+tijolo+ao+smartphone+anos+de+celular.html target=_blank>Leia mais</a>  Foto: Divulgação
Dois sistemas competiam pela supremacia no mercado mundial: o europeu desenvolveu GSM padrão e os EUA desenvolveram padrão CDMA. Estes diferem da geração anterior usando sistema digital em vez de transmissão analógico, e também rápido out-of-band ou seja, sinalização telefone-a-rede. O aumento do uso do telefone móvel como um resultado de 2G era explosivo e esta época também surgiu o advento de celulares pré-pagos.
A segunda geração introduziu um novo tipo de comunicação chamado de SMS ou mensagens de texto. Inicialmente disponível apenas em redes GSM, mas rapidamente se 
Executivos da Ericsson mostram a linha de celulares de 1990 <a href= http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3266753-EI4796,00-Do+tijolo+ao+smartphone+anos+de+celular.html target=_blank>Leia mais</a>  Foto: Divulgação
espalhou em todas as redes digitais. A primeira mensagem SMS foi enviada no Reino Unido em 03 de dezembro de 1992, no ano seguinte, em 1993 os primeiros SMS enviados na Finlândia. O advento de serviços pré-pagos no final de 1990 logo fez SMS o método de comunicação de escolha entre os jovens, uma tendência que se espalhou em todas as idades.


O serviço de internet completo em telefones celulares foi introduzido pela NTT DoCoMo no Japão em 1999.



Redes 3G


Como o uso de telefones 2G tornou-se mais difundido e as pessoas começaram a utilizar telefones celulares em suas vidas diárias, ficou claro que a demanda por serviços de dados (como o acesso à internet) estava crescendo. Além disso, a experiência de serviços de banda larga fixas mostrou também uma crescente demanda por maiores velocidades de dados.

A tecnologia 2G foi longe, até o trabalho, então a indústria começou a trabalhar na próxima geração de tecnologia conhecida como 3G.

A principal diferença tecnológica que distingue a tecnologia 3G a partir de tecnologia 2G é a utilização de comutação de pacotes em vez de comutação de circuitos para transmissão de dados.
 

Redes IP nativas - 4G


Em 2009, tornou-se claro que, em algum momento, as redes 3G seriam esmagadas pelo crescimento da largura de banda. Por esse motivo, a indústria começou a olhar para os dados otimizados para a quarta geração de tecnologias, com o promessa de melhorias de velocidade até 10 vezes além das tecnologias 3G. As duas primeiras tecnologias comercialmente disponíveis tarifadas como 4G foram o WiMAX padrão (oferecido nos EUA pela Sprint ) e o LTE padrão, oferecida pela primeira vez na Escandinávia pela TeliaSonera .



Uma das principais formas em que 4G diferem tecnologicamente de 3G está em sua eliminação da comutação de circuitos, empregando uma rede totalmente IP.

Assim, 4G introduziu um tratamento de chamadas de voz, tal como qualquer outro tipo de mídia streaming de áudio, utilizando comutação de pacotes através da Internet, LAN ou WAN através de redes VoIP.



Dependendo da arquitetura de um sistema particular, a cobertura pode incluir toda a Terra , ou apenas regiões específicas.

Telefone via satélite

Um telefone via satélite ou satphone é um tipo de telefone celular que se conecta a órbita de satélites terrestres em vez de estações de rádio base. Eles fornecem uma funcionalidade semelhante aos telefones móveis com sistema local, de voz e serviço de mensagens curtas, baixas larguras de banda de acesso a internet são suportados pela maioria dos sistemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do blog? Se desejar, faça seu comentário logo abaixo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fale com a gente.

Para fazer contato, clique aqui