9 de ago. de 2012

Cozinha Gaúcha - Tainha Assada

Prezados amigos, preparem-se para fazer a Tainha mais gostosa que seus amigos já provaram, receita simples, é principalmente para os assadores de primeira viagem.
Bem começamos pela churrasqueira, pode ser como você quiser, desde que o peixe fique afastado uns 40cm do fogo, tenha de preferência uma grelha.

Abra a Tainha de mais ou menos 1,5 ou 2kg pela barriga, limpe o interior, retire a cabeça e o rabo, não precisa limpar as escamas, nem cortar as nadadeiras.

Coloque sobre o fogo, ou brasa com a carne voltada para cima e as escamas para baixo e deixe lá, não se preocupe que não vai queimar.

Despeje sobre ela o tempero que você irá preparar antes:

Em uma xícara grande, esprema vários limões, encha até quase a borda, coloque meia colher de sopa (rasa) de sal, uma colher de orégano, pimenta a gosto, temperinho verde, pode colocar também dois dentes de alho picados, e o toque especial que vai dar aquela cor dourada no seu peixe e abrir o apetite do pessoal... duas ou três colheres de molho shoyo.

Pronto, de vez que outra derrame um pouco desta mistura de ingredientes sobre o peixe para o sabor penetrar.

Quando perceber que já está fervendo em cima do mesmo, dê mais uns dez minutos e com cuidado vire o peixe na grelha com a carne para baixo. deixe secar um pouco e pronto.

Uma dica, sirva-se primeiro, pois aqui em casa, às vezes quase não sobra pro assador.

Para acompanhamento, um vinho tinto seco (ou suave) de boa qualidade, arroz e uma polentinha cozida com salsinha(ou purê de batatas), salada de tomate, rúcula ou outra que agrade seu paladar.
Assando com alegria e descontração, entre amigos certamente ficará deliciosa esta Tainha e terás um bom apetite.

Experimente, depois me deixe um comentário sobre esta ou outras receitas, tá? Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do blog? Se desejar, faça seu comentário logo abaixo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fale com a gente.

Para fazer contato, clique aqui